quinta-feira, 18 de julho de 2013

Tendências Outono/Inverno 2014 Apresentadas no 13º Integramoda

A equipe da CoutureLab sempre prestigia eventos de moda aqui no RS, e com o 13º Integramoda não foi diferente! O evento, considerado o maior evento de apresentação de tendências para a indústria têxtil e de confecções, foi realizado em Caxias do Sul, no dia 3 de Julho. Ele reuniu cerca de 500 pessoas, dentre designers, estudantes, empresários e jornalistas do ramo.

Nos foi enviado um briefing do evento, que mostra as tendências apresentadas durante o evento, então é leitura obrigatória para todos! Leiam abaixo o que vai inspirar a moda Outono/Inverno 2014, de acordo com os pesquisadores do Fitemasul!

Imaginário Ornamental – A opulência e a sedução permeiam um universo de feminilidade com essência estética dos anos 50. Ouro e vitrais se fundem criando texturas únicas com inspiração barroca e bizantina, ornamentadas com rendas e cristais. As palavras-chave são luxo, decoração, ostentação, glamour e feminilidade.

Imaginário Espacial - Uma viagem silenciosa ao espaço sideral ou ao fundo do mar. Alta tecnologia em formas ergonômicas e minimalistas. Branco glacial, azuis profundos, cinzas e pontos de luz. As palavras-chave são tecnologia, futuro, androgenia, minimalismo, azul profundo e silêncio.

Imaginário Contemporâneo - A explosão da juventude, liberdade, praticidade e despojamento são a alma do tema. Influências dos anos 60, o colorido e a contracultura dos anos 70, o punk dos anos 80 e o grunge dos anos 90 são as principais influências deste tema que aparecem atualizadas de forma chique e sofisticada.Todas essas décadas em interpretações atuais, manifestam transgressão e rebeldia e permitem jovialidade nos looks sem perder o luxo e romantismo boho. O preto e o banco servem de neutros a todo o colorido que se faz presente. Os volumes são trabalhados em contraste com peças ajustadas. Também fazem parte deste universo, detalhes inacabados, zípers, correntes e metais. As palavras-chave são grunge, punk, contemporâneo, chique e rebelde.

Imaginário Medieval - Inspirados na magia dos contos de fada, com fortes referências do período medieval, este tema tem silhueta longilínea com evidência discreta dos ombros. As texturas criam volumes e lembram armaduras e peles de animais selvagens. As palavras-chave são metais brutos, proteção, escudos e natureza selvagem.

Abaixo, os temas apontados pelos pesquisadores do Núcleo de Moda (Sindivest):

Hidrocor - Espaço para a cor. Cinemático (cinema matemático? Filmes lógicos onde a história conta ao fim antes que ele aconteça! Filmes de suspense como os de “Alfred Hitchcock”) com paisagens decorrentes, imagens clássicas e “rebobinadas” simetricamente. Espaço de humor, de design e de estampas retro: sinônimo de elegância nas cores verde folha, vinho, marinho, pink e uva.

Glacial - O preto, a terra, o branco, a neve. O ambiente lúdico, de performance medieval, inspirado pela proteção: armaduras, carapaças e espadas. Selvagem, florestas nevadas. O rústico e tecnológico com detalhes esportivos com sobreposição de neutros, de cores frias e de apelo gélido nos pretos, brancos, cinzas, pinceladas de azuis e roxos. Pele, pelo, lobo e urso.

Fantasia – A riqueza imaginária ligada ao universo dos contos de fada e das vontades adultas de voltar a acreditar em finais felizes. Dourados, preto, vermelho e amarelo para decorar estampas bizantinas que remetem às capelas e “villas” italianas. O espaço de sincretismo para acreditar em tudo: bruxas, fadas, santos e anjos. Transmite a necessidade de crer em algo que reforce a fé, independente da crença.

As tendências foram representadas em um desfile no evento. Veja abaixo algumas delas:


Tendência Medieval


Tendência Glacial


Tendência Hidrocor


Tendência Fantasia

Nenhum comentário:

Postar um comentário