segunda-feira, 22 de julho de 2013

Mostra "A Arte dos Quimonos" - Estivemos Lá!

Marilene Veiga, a fundadora da CoutureLab, esteve mais uma vez na capital paulista no início do mês. Ela aproveitou para visitar algumas mostras de moda, e é claro, nós mostramos pra vocês o que ela viu de mais interessante por lá, aqui em nosso blog!

Uma destas mostras que ela visitou foi "A Arte dos Quimonos e As Gravuras Japonesas do Acervo Artístico dos Palácios". Ela reúne uma seleção de raras vestimentas típicas do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, parceiro nesta realização. Peças originais e simplesmente deslumbrantes. Como é explicado no folheto do evento, os quimonos femininos diferem dos masculinos nas cores, tecidos e estampas, sendo considerados verdadeiras obras de arte. Portanto, apenas quimonos femininos estão em exposição. são 8 conjuntos, que representam nas estampas as 4 estações do ano, muito marcadas no Japão. Veja algumas imagens da mostra:

A mostra também conta com coleção de 30 gravuras produzidas no Japão, no século XIX, pertencente ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo. A temática aborda o teatro kabuki, os guerreiros e as mulheres de entretenimento, também conhecidas como figuras bonitas. O quimono é retratado constantemente, revelando o requinte das técnicas de tessitura, tingimento e tecelagem e o significado que desempenha perante as relações sociais. A imagem dos quimonos é, portanto, a ponte que integra as duas coleções.

A mostra "A Arte dos Quimonos" acontecerá até o dia 28 de Julho, então se você estiver em São Paulo até lá, não perca! A entrada é gratuita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário