quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Village des Créateurs - Projeto francês de apoio a novos designers

Com esta matéria estamos inaugurando uma série especial de postagens relacionadas à moda na França e Itália! O conteúdo destes posts foi reunido pela diretora da CoutureLAB, Marilene Veiga, que passou uma temporada nestes grandes centros de moda mundiais. Ela voltou cheia de novidades e inspirações, e é este material que estaremos dividindo com vocês ao longo dos meses de Outubro e Novembro!

Um projeto francês que muito nos encantou foi a Village des Créateurs, estrutura localizada em Lyon, cidade que fica a 400km de distância de Paris. O projeto é destinado a apoiar, de forma gratuita, os novos criadores das áreas de moda e decoração da região.

Eles contam com uma galeria, que oferece residência com duração de 23 meses a cerca de 30 empresas. Atualmente, 12 delas são confecções de moda prêt-à-porter e ateliers de noivas. Além das empresas hospedadas na galeria, a Village des Créateurs oferece apoio a outras 50 companhias. Eles priorizam empresas fabricantes de peças de alta qualidade, com processos totalmente feitos na França.

Além de disponibilizar este espaço para que as marcas vendam suas peças, eles também oferecem consultorias e serviços especializados, como treinamentos, gestão, merchandising e comunicação, contatos com fornecedores, campanhas de marketing em parceria com lojas de departamento, entre inúmeras outras facilidades. É um projeto totalmente voltado para o incentivo ao empreendedorismo nas áreas de design, ajudando novos talentos a lançar suas carreiras com o pé direito.

A CoutureLab visitou o local, e ficou tão empolgada com a ideia que está desenvolvendo projeto similar, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento do setor de moda gaúcho, atuando em dimensão verdadeiramente ativa. Nosso objetivo é tornar-nos um agente de apoio aos nossos alunos que têm o sonho de montar seu próprio atelier. Já estamos batalhando para transformar este projeto em realidade, aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário