quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

17º Integramoda - Estivemos Lá!

A CoutureLab marcou presença no 17º Integramoda! Considerado o maior evento regional de apresentação de tendências para a indústria têxtil e de confecções, o Integramoda foi realizado em Caxias do Sul, no dia 25 de Fevereiro. Contou com palestrantes de grande renome, como Walter Rodrigues e Flávio Sabrá, e mostra dos produtos desenvolvidos para o Projeto Economia Criativa.

A mostra apresenta uma nova metodologia de desenvolvimento de produtos, que valoriza a identidade local e da empresa, trazendo diferenciação e valor, contribuindo para estimular a competitividade entre as Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul.

Num primeiro momento, o estilista Walter Rodrigues falou sobre o Projeto Economia Criativa, desenvolvido em parceria com o IBB, Assintecal e Sebrae. Seu enfoque é no fomento ao desenvolvimento das artes manuais brasileiras, com ações para disseminar as técnicas regionais, e programas de treinamento e estímulo às rendeiras e outras artesãs.

Após, Walter palestrou sobre as tendências para o Inverno 2016. Destacou o uso de texturas, que serão aplicadas nas peças sob as mais diversas formas: drapeados, bordados, aplicações de rendas e flores, além dos próprios tecidos texturizados, fruto do desenvolvimento da tecnologia têxtil. Ele também enfatizou a importância do conhecimento prévio em modelagem e costura pelo designer, para que as peças desenhadas sejam viáveis, tanto na hora de confeccionar, quanto na hora de vestir.

O palestrante Flávio Sabrá dividiu seu conhecimento na área técnica da moda, conversando sobre a lei da responsabilidade do descarte pelas empresas do ramo de confeccção. Falou sobre a importância do aproveitamento de tecido no momento do corte, e sobre as peças de roupa com maior durabilidade, que poderão ser repassadas através de gerações de pais e filhos.

Agradecemos ao convite do Sebrae para participar do evento, em especial à Lucimara e Carolina, gerentes regionais do Sebrae, que nos acompanharam na visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário