segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Santa Catarina, padroeira dos costureiros!

No dia 25 de Novembro é comemorado o dia de Santa Catarina de Alexandria, conhecida como padroeira dos costureiros e estilistas!

Leia um pouco a respeito da vida desta santa, e sobre sua relação com a moda:

Nascida no Egito no fim do século III e de família nobre – seus pais eram o rei Costus e a rainha Sabinela -, Catarina sempre teve acesso às roupas e tecidos mais bonitos e sofisticados na época. Suas marcas registradas eram a beleza, elegância e inteligência. Desde muito jovem, se interessou pelos estudos das diversas ciências humanas através da escola de Alexandria, onde aprendeu as sete artes livres: eloqüência, poesia, música, arquitetura, escultura, plástica e coreografia. Aos dezoito anos, se tornava mestra das ciências.

Catarina, além da beleza, tinha um forte poder de comunicação, o que ajudou a converter muitas pessoas às suas verdade religiosas, assim gerando imensa fúria do Imperador Maximino, que ordenou a dezenas de filósofos ir sabatinar Catarina de uma só vez. A jovem, como de costume, converteu todos aqueles filósofos à sua fé. Inconformado, o Imperador decidiu fazer uma proposta considerada para muitas como irrecusável: um pedido de casamento e a promessa de torná-la Imperatriz. Catarina recusou, afirmando que já era casada com a sua fé (os principais pintores do Renascimento, como Ticiano, Bernardo Luini e Correggio retratam esse episódio na mais absoluta, intensa e sedutora relação de figurino).

O Imperador Maximino ordenou então a morte de Catarina em praça pública. É aí que acontece o primeiro milagre e a relação mais estreita e simbólica com a moda: no instante em que as rodas de madeira com facas e dentes na ponta estavam prestes a sacrificá-la, as vestes de Catarina a protegem, fazendo com que apenas rasgue o tecido e, em seguida, despedaçando as rodas.

Catarina não morre naquele momento e recebe apoio de sua principal amiga, a Imperatriz Costancia. Maximino, numa mistura de ódio e incredulidade, decreta mais uma vez seu sacrifício. Desta vez, “a morte gloriosa de Catarina de Alexandria aconteceu em praça pública, tendo sido decapitada no ano de 307”. A maior parte das relíquias dela se encontram no Mosteiro de Sinai, segundo manuscritos católicos.

Todo dia 25 de Novembro, data de sua morte, as escolas de moda na Europa, onde ela é mais popular, param suas atividades para celebrar o dia da martirização. Já houve casos de desfiles com camisetas customizadas com a imagem da santa. Vale lembrar também das estampas com o rosto da Santa Catarina sobre os vestidos do desfile realizado pela griffe italiana Dolce & Gabbana, em 1998.

Nós temos uma imagem da santa decorando nossa sala de costuras, para que sejamos sempre abençoados por ela!

Fonte: Salma Sória, link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário